Caminhos do refúgio
  • Contato
  • Como ajudar
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Direitos
  • O Refúgio
  • O livro
  • Home

Brasil/ Notícias

Brasil é o principal destino de refugiados sírios nas Américas

Gessica Brasil, Conare, Ministerio de Justica, Missao Paz, Paolo Parisi, refugiados, Reginaldo Nasser, sírios setembro 9, 2015

Tweet
Pin it

(Rede Brasil Atual, 09/09/2015) Mais de 2 mil sírios receberam status de refugiados, graças a resolução do Ministério da Justiça que facilita concessão de vistos

A guerra na Síria já obrigou mais de 10 milhões de pessoas a deixarem suas casas. Mais de 4 milhões fugiram para outros países. O Brasil é pioneiro no acolhimento humanitário desses imigrantes e já é o principal destino dos refugiados sírios no continente americano. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), já foram concedidos vistos a 2.077 refugiados sírios, número superior aos dos EUA e muitos países da Europa.

Uma resolução do Ministério da Justiça, de 2013, que simplifica a concessão de vistos vence neste mês, e organizações que trabalham com refugiados que já pediram ao governo que a sua renovação.

“Acho que foi um grande gesto de direitos humanos. O Brasil, realmente, conseguiu ser uma expressão, em nível mundial, de um país que acolhe esta população massacrada. É importante renovar esta solicitação”, afirma o padre Paolo Parisi, coordenador da Missão Paz.

A repórter Caroline Campos, do Seu Jornal, da TVT, visitou uma família de refugiados sírios que vive em Guarulhos, na grande São Paulo. A família Mazen pretendia ir para a Europa, mas devido custo elevado cobrado por “traficantes de pessoas”, trocaram o destino pelo Brasil, ao saberem da disposição do governo em aceitar refugiados.

Apesar das dificuldades com o idioma e com a cultura local, a família pretende conseguir o visto como refugiados e permanecer no Brasil: “Para mim, para minha mãe e para o meu pai, para a nossa família, o que a gente quer é viver, só, e mais nada. O importante é ficar em paz”, diz o filho Mohamed, de 16 anos, mais familiarizado com o português.

Segundo o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Reginaldo Nasser, trata-se de uma questão de emergência humanitária, de pessoas que lutam pela sobrevivência e estão sendo expulsas dos seus países. “Devemos, finalmente, em uma questão como essa, dar o exemplo”, afirma o professor.

Apesar da onde de refugiados que chega à Europa e até às Américas, o professor Reginaldo Nasser lembra que essa é só uma pequena amostra do drama causado pelas guerras no Oriente Médio. Segundo ele, a maior parte dos exilados permanece nos países do entorno, e as nações que mais recebem refugiados são o Paquistão e o Irã.

Ele destaca ainda o envolvimento das grandes potências na guerra da Síria, que só contribui para o agravamento do conflito e os consequentes deslocamentos forçados. “De um lado a Rússia e o Irã, que abastecem de armas o Assad, que sustenta aquele regime ditatorial da Síria, e de outro lado os EUA e a Arábia Saudita, que despejaram armas para os combatentes de oposição, e que foram parar nas mãos do Estado Islâmico e outros grupos que exercem terrorismo contra essas populações,” analisa Nasser.

Acesse no site de origem: Brasil é o principal destino de refugiados sírios nas Américas (Rede Brasil Atual, 09/09/2015)

Related Posts

Brasil /

ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)

Notícias /

Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)

Brasil /

Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

‹ Brasil recebe milhares de refugiados que vêm de vários cantos do mundo › Refugiados sírios tentam recomeçar a vida em Belo Horizonte

Busca no site

Últimos posts

  • ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)
  • Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)
  • Número de refugiados no mundo chega a 68,5 milhões; solicitações no Brasil dobram em um ano
  • Livros retratam histórias de sobrevivência em meio à guerra
  • Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

Back to Top

    © 2014 Caminhos do refúgio
    Desenvolvimento Qualità Comunicação