Caminhos do refúgio
  • Contato
  • Como ajudar
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Direitos
  • O Refúgio
  • O livro
  • Home

Brasil/ Notícias

Crise de refugiados exige “solução humana”, diz presidente da Caritas (Arquidiocese de Niterói, 22/09/2016)

Gessica Assembleia Geral da ONU, Caritas, Dom Luis Antonio Tagle, Igreja Catolica, solucao humana setembro 22, 2016

Tweet
Pin it

Nos dias em que diversos chefes de Estados estão reunidos em Assembleia Geral da ONU, o presidente da confederação internacional da Caritas, Dom Luis Antonio Tagle, disse que a crise de refugiados exige “uma solução humana” por parte dos líderes internacionais, com respostas “políticas, diplomáticas, humanitárias”

“Não se resolve o problema dos refugiados nem os conflitos que lhes estão ligados com a guerra. Toda a gente perde, na guerra”, advertiu o cardeal, em Fátima (Portugal), nesta terça-feira, 20, onde marcou presença para falar aos participantes na assembleia geral da Ordem dos Carmelitas.

O responsável sublinha que o Papa Francisco e a Igreja Católica “não estão levantando a voz como líderes políticos” na questão dos refugiados. “O Santo Padre é muito claro, ele está dando voz ao Evangelho, sobretudo ao Evangelho sobre a dignidade de cada ser humano”, precisa.

Para o cardeal Luis Antonio Tagle, está em causa a “dignidade” de seres humanos que perderam tudo, que “não são apenas estrangeiros, são irmãos e irmãs”.

O responsável admite que este é um assunto “muito complexo” com vários pontos de vista, na Europa, mas reforça a ideia de que a Igreja Católica manifesta “preocupações humanitárias” e não político-partidárias.

O presidente da Caritas Internacional já esteve na a Grécia para aferir a forma como está a decorrer o apoio a pessoas e famílias vindas de países como a Síria, o Afeganistão ou o Iraque.

O cardeal filipino entende que é preciso refletir sobre o nexo entre pobreza e falta de paz, lamentando que a riqueza esteja confinada às mãos de alguns. “Como é que os pobres não desfrutam dos benefícios do desenvolvimento?”, questiona.

Dom Luis Antonio Tagle observa que a Igreja entra nestes debates “como consciência” e deixa um apelo: “Vamos rever os nossos sistemas econômicos, sociais, políticos, educativos”.

O entrevistado deixou ainda uma reflexão sobre o Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco para recordar a “relação de Deus” com cada pessoa, o seu amor, “num mundo onde há tanto terror, medo, impaciência” e “barreiras”.

Por Canção Nova, com Agência Ecclesia

Acesse no site de origem: Crise de refugiados exige “solução humana”, diz presidente da Caritas (Arquidiocese de Niterói, 22/09/2016)

Essai nissan qashqai 2 2010, Ford fiesta 1.3 baujahr 2004, Buy used volkswagen golf r32

Related Posts

Brasil /

ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)

Notícias /

Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)

Brasil /

Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

‹ Poder público e militância não estão prontos para apoiar refugiados LGBT (Brasil de Fato, 21/09/2016) › Quadro Saiba Mais aborda asilo político e refugiados (STF, 23/09/2016)

Busca no site

Últimos posts

  • ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)
  • Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)
  • Número de refugiados no mundo chega a 68,5 milhões; solicitações no Brasil dobram em um ano
  • Livros retratam histórias de sobrevivência em meio à guerra
  • Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

Back to Top

    © 2014 Caminhos do refúgio
    Desenvolvimento Qualità Comunicação