Pedidos de refúgio ao Brasil crescem mais de 900% em três anos
(Agência Brasil, 18/11/2014) Entre 2010 e 2013, houve um crescimento de mais de 900% no número de pedidos de refúgio no Brasil. A maior deles de países como Síria, Colômbia e Angola.
É o que revela um levantamento da Agência das Nações Unidas para Refugiados. Atualmente, o país reúne cerca de 7 mil e 200 refugiados de 81 nacionalidades.
O estudo mostra que só neste ano o Brasil recebeu 8 mil e 300 novos pedidos, sendo 96% desses de adultos. A maior parte das solicitações é apresentada nas regiões Sul e Sudeste.
O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, explica que muitos sírios e libaneses chegam ao Brasil por causa dos recentes conflitos naqueles países. Ele diz também o porquê dessa escolha.
O representante da Agência das Nações Unidas no Brasil, Andrés Ramirez, explica que é considerado refugiado aquele que saiu do país de origem por medo de sofrer perseguição por opinião política, raça, nacionalidade ou religião.
Essas pessoas têm os mesmos direitos de qualquer outro estrangeiro que more legalmente no país, como tirar carteira de trabalho e CPF, ter acesso a saúde e educação.
Também podem pedir residência permanente após 4 anos da data do reconhecimento do refúgio. Entre os deveres estão: respeitar as leis e pagar impostos.
Andrés Ramirez destaca também que o perfil dos refugiados tem mudado nos últimos anos.
No começo de dezembro, representantes de países da América Latina e do Caribe vão se reunir em Brasília para elaborar um novo plano de ação para proteger os refugiados.
O encontro acontece 30 anos após a primeira reunião que debateu o assunto.
Danyele Soares
Acesse no site de origem: Pedidos de refúgio ao Brasil crescem mais de 900% em três anos (Agência Brasil, 18/11/2014)