Caminhos do refúgio
  • Contato
  • Como ajudar
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Direitos
  • O Refúgio
  • O livro
  • Home

Brasil/ Notícias

“Precisamos de uma nova Lei de Migrações”, diz secretário nacional de Justiça

Gessica ACNUR, Andres Ramirez, Beto Vasconcelos, Conare, imigracao, Juana Kweitel, Lei de Migracoes, Ministerio da Justica, Paulo Illes, refugiados no Brasil agosto 26, 2015

Tweet
Pin it

(MJ, 26/08/2015) Brasil tem tomado medidas humanitárias para adequar o país às normas internacionais de acolhimento de nacionais de outros países

Durante debate sobre desafios de um novo ciclo de imigração no Brasil, o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos, ressaltou que o país precisa estar preparado para enfrentar a nova realidade do mundo no que diz respeito aos fluxos migratórios. “Apesar de termos uma parcela pequena da nossa sociedade formada por nacionais de outros países – menos de 1%, enquanto os índices em países desenvolvidos vão de 10% a 20% – nós precisamos atualizar nosso marco regulatório, substituir o Estatuto do Estrangeiro por uma legislação que valorize mais os direitos humanos”, disse Vasconcelos ao citar o projeto de lei que está em discussão na Câmara dos Deputados (PL 2516/15).

Segundo o secretário, o número de refugiados no Brasil quase dobrou de 2011 para cá, chegando a 8,4 mil. No mundo, a quantidade de refugiados bateu recorde em 2014, chegando a quase 20 milhões. “Essa é uma realidade que vai refletir aqui no Brasil”, alertou.

Vasconcelos ressaltou os esforços realizados pelo governo para lidar com o fluxo de refugiados. Uma pareceria com Alto Comissariados da ONU para Refugiados (Acnur) irá resultar no fortalecimento do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

“Vamos descentralizar o atendimento aos solicitantes e refugiados com unidades do Conare em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além da que já funciona em Brasília. Vamos aumentar o número de funcionários públicos e trabalhar com tecnologia”, disse.

O secretário lembrou que há anos o Brasil tem tomado medidas humanitárias para adequar o país às normas internacionais de acolhimento de nacionais de outros países. Em 2009, por exemplo, o presidente Lula assinou uma lei de anistia regularizando um enorme contingente de imigrantes que tinham dificuldade de se inserir na sociedade.

Em 2012, Conselho Nacional de Imigração editou a Resolução Normativa 97 para regularizar o fluxo de haitinos que vinham para o Brasil em busca de melhores condições de vida.

Debate – O seminário “Brasil diante dos desafios de um novo ciclo de imigração debate” foi promovido pelo Instituto Lula com o apoio do Acnur, na noite desta quarta-feira (26), em São Paulo.

O encontro também contou com a participação da diretora de Programas da Conectas, Juana Kweitel, do representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, e do coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, Paulo Illes. O debate foi mediado pelo diretor do Instituto Lula para África, Celso Marcondes.

Uma lei progressista – Um debate sobre o mesmo tema na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, na manhã de quarta-feira (26), também reuniu especialistas para tratar do PL 2516/15, que irá regular a entrada de estrangeiros no País e estabelecer normas de proteção ao emigrante brasileiro.

Vasconcelos defendeu que a proposta é progressista e diminui a burocracia. “É preciso harmonizar a lei, de 1980, com a Constituição democrática de 1988. O País precisa de uma lei que preveja direitos, que permita fácil registro de imigração, que permita mudança de seu status migratório, que permita trazer estudantes e pesquisadores para o Brasil, que continue construindo a sociedade brasileira tal como ela é – uma sociedade plural, rica, diversa em culturas distintas.”

Ministério da Justiça

Acesse no site de origem: “Precisamos de uma nova Lei de Migrações”, diz secretário nacional de Justiça (MJ, 26/08/2015)

Related Posts

Brasil /

ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)

Notícias /

Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)

Brasil /

Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

‹ Brasil promulga Convenção da ONU para Redução da Apatridia › “Futebol das Nações” é lançado no Maracanã com refugiados em dia de estrelas

Busca no site

Últimos posts

  • ACNUR lança estudo sobre Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (ACNUR Brasil, 03/7/2019)
  • Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar (Agência Brasil, 30/05/2019)
  • Número de refugiados no mundo chega a 68,5 milhões; solicitações no Brasil dobram em um ano
  • Livros retratam histórias de sobrevivência em meio à guerra
  • Congolinária: culinária vegana tem novo endereço em São Paulo

Back to Top

    © 2014 Caminhos do refúgio
    Desenvolvimento Qualità Comunicação